top of page
modelofelipe.jpg

O projeto criativo ecoformador (PCE) tem como função gerar uma inquietação no aluno através do tema gerador definido. O epítome, a legitimação teórica e pragmática, as perguntas geradoras, as metas, os eixos norteadores, os itinerários, as coordenadas temporais, a avaliação emergente e a polinização, que são as "chaves" dos PCE, passaram a ser a linha norteadora do programa de  formação de docentes criativos e ecoformadores.

O PCE norteia o processo de desenvolvimento da ação do estagiário na sua intervenção. Espera-se que a partir do PCE os alunos apresentem motivação para aprender os conteúdos planejados.

Segundo Zwierewicz (ZWIEREWICZ, 2011), uma escola criativa deve partir daquilo que existe na realidade de cada entorno educativo, mas ir mais adiante do lugar que parte, formando em competências, atitudes e valores que preparem a partir da vida e para a vida e utilizando-se de problemáticas reais que priorizem o desenvolvimento de uma consciência de harmonização pessoal, social e planetária.

O PCE é pensado, amadurecido e desenvolvido no momento do estágio de observação. Neste momento é possível identificar uma situação problema e, posteriormente, propor estratégias para problematizá-la e contextualizar com o ensino de química.

bottom of page