top of page

   O projeto de intervenção tem início durante o Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus São José. Segundo o Projeto Pedagógico do Curso, que demonstra em seu PPC do curso, a finalidade de que a visita a escola propicie "Compreender teórico metodologicamente o processo de pesquisa e reflexão das práticas pedagógicas em espaços educativos formais de ensino da Química.

   Refletir sobre os caminhos da pesquisa e da intervenção a partir das diferentes perspectivas epistemológicas.Realizar observações nos espaços educativos formais de ensino da Química, a partir de diferentes bases epistemológicas de pesquisa em educação, com o objetivo de definir uma temática de ensino, que será foco do projeto de intervenção desenvolvido nos Estágios" (Instituto Federal de Santa Catarina, campus São José, PPC, 2020)

projetodeintervencaoportfolio.jpg

   Durante o projeto, compreende a preparação de aulas para um tempo de 8 semanas (ou 16 aulas), podendo haver mudanças com a possibilidade de negociação e/ou reestruturação. Dentro destas aulas é necessário ter o epítome e a polinização, sendo o epítome caracterizado pelo encantamento e a polinização para socializar o tema e temática utilizados.

   E sua função de preparar o aluno estagiário, após a sua observação, para auxiliar os alunos, planejando a aula, montando estratégias e metodologias. Os objetivos devem ser claros durante o estágio de regência, para que os estudantes saibam o papel dos estagiários e o que será proposto nas aulas. As estratégias serão pensadas para atingir os objetivos, com materiais didáticos, inclusive alternativos, dentre outros. O seu processo é definido e a temática proposta deve ser trabalhada com os estudantes a fim da consciência do coletivo.

bottom of page